terça-feira, 7 de julho de 2009

DETERMINAÇÃO



Determinação

Determinação é vontade forte dirigida à obtenção de um resultado. É focar o ponto a ser alcançado, medir a distância, avaliar os riscos, investir esforços e avançar. Porém entre o ponto focado e nós, sempre haverá muitos obstáculos, mas nosso maior inimigo, é o medo. Medo de fracassar, medo do desconhecido, medo das opiniões e, por medo muitos sequer iniciam a caminhada, e ficam estagnados.

O medo de fracassar é frustrante, mas fracassos fazem parte da vida de todos e todos em algum momento experimentarão o amargo sabor do fracasso. A diferença é o que cada um faz com o seu, que pode ser útil se for usado como alavanca que impulsione para adiante. Um fracasso tem dimensão na proporção do orgulho, e orgulho não serve pra nada, nunca serviu, é sentimento inútil.

Temer o desconhecido é normal, todos o temem até conhecê-lo, mas o medo das opiniões dos outros, esse sim é insano embora todos o tenhamos, porque temos a ilusão de que é possível agradar o outro, isso porém, é algo que ninguém consegue, pois outro é insaciável, portanto é melhor seguir em frente porque, mais tarde, culpar alguém por nosso fracasso não nos devolverá o sonho perdido.

Persistir apesar das dificuldades é o segredo dos que conseguem tornar reais os seus sonhos, e que na impossibilidade de saltar obstáculos, os contornam, com sabedoria, paciência e tenacidade. Contornar uma dificuldade pode levar muito tempo, mais do que o previsto, além de adiar a realização de um sonho, porém vencer só vale a pena se não houver perdas, além das necessárias, por isso é preciso calcular os riscos, porque determinação é fundamental para alcançarmos nossos objetivos, mas nada justifica a perda de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário