segunda-feira, 6 de maio de 2013

E a família vai bem?



E a família, vai bem? Responder positivamente essa pergunta é sonho de todos, afinal de fato a família está em dificuldade. Não há como voltarmos no tempo, a uma época sem tantas demandas ou distrações, tempo em que havia um patriarca que, parecia, entender de tudo e a quem todos em casa paravam para ouvir. Vivemos no século XXI, presenciando um desenvolvimento tecnológico cada vez maior, que tem um potencial incrível de informar e, ao mesmo tempo, promover o isolamento pessoal.

A família em torno da mesa é uma lembrança nostálgica, cada vez mais relegada ao plano do irresgatável, e os sinais de mudança na dinâmica familiar não são recentes, começaram no século passado, a partir do momento em que entrou em casa o mais novo membro: A TV! A partir dela, o prato saiu da mesa e foi para o sofá.

A família foi silenciando, cessaram-se os diálogos, permitidos apenas nos intervalos da programação, mas com foco não em assuntos familiares, escolares, pessoais, e sim no programa que todos estavam vendo. Conversa rápida e superficial, porém a família ainda se divertia junta, mas vieram outros canais e isso tornou vontades e gostos familiares inconciliáveis...  Melhor evitar confusão!

Cada um ganhou a sua TV!  Fim das discussões, da convivência, dos diálogos, porque todos foram para o quarto, com o seu televisor, no mesmo instante em que valores sociais e morais, passavam por transformações tão rápidas, e que o diálogo familiar se fazia tão necessário.

Antes que se pudesse assimilar tudo isso, um novo membro se junta ao anterior: A internet! Com a chegada dela acontece num primeiro momento uma interação forçada: brigas, disputas, gritos, negociação, tudo pelo sagrado direito de usar aquela única e disputada máquina possibilitadora de navegação na rede.

Toda essa interação não durou muito. Quem segura a criatividade por trás da tecnologia? Para que brigar por um computador? Melhor evitar confusão! Pronto! Um pra cada membro da família na palma da mão!

E a comunicação familiar? Ora bolas... Por torpedo! De um quarto pra o outro, ou até mesmo sentados lado a lado no mesmo sofá! Comunicação sem olhar, sem voz, sem calor, comunicação virtual...

Mas vem aí o Google Glas, óculos inteligentes que traz um computador acoplado com câmera, microfone, tela, faz ligação e é capaz de reconhecer pessoas pela roupa, e por aí vai... Não entendi muito bem a funcionalidade, mas entendi que vai custar caríssimo e que a novidade é apresentada como algo que dará fim ao isolamento pessoal causado pelos smartphones...

A propaganda é boa e não há dúvida de que logo muita gente vai querer um; imagina não ter um google glas... mas...

E a família, vai bem? 


Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca
Sl 68.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário