domingo, 12 de julho de 2009

Faça a sua influência positiva.




Faça a sua influência positiva

Todos chegamos ao mundo trazendo conosco o potencial comum de influenciar e sofrer influências dos que estão à nossa volta, e nada podemos fazer para evitar que isso aconteça, pois viver em sociedade significa se expor aos acontecimentos e às pessoas, ser tocado por fatos sociais e individuais, e o modo como reagimos aos que acontecimentos reflete a forma como fomos influenciados.

Sabemos como nos sentimos diante de atos de violência, ou de um tratamento ríspido, como também conhecemos como nos deixam sensibilizados os gestos de ternura, pois tanto a rudeza como a doçura exercem influência em nós e nos faz agir de maneira responsiva. Conhecemos o poder que as palavras exercem sobre nós e sabemos que existem muitas pessoas feridas em seu interior por palavras que foram ditas, sem pensar, por alguém de quem esperavam outro julgamento, assim como há pessoas que têm elevada autoestima e o coração cheio de alegria, porque, em algum momento, alguém pronunciou uma boa opinião ou um bom comentário, que as fez se sentirem importantes.

Não recebemos da vida apenas o poder de influenciar, recebemos também a capacidade de escolher a maneira como queremos exercer nossa influência. No trabalho, na escola, no laser, na igreja, no trânsito, enquanto esperamos num consultório médico, banco ou qualquer outro lugar, em todo tempo influenciamos e sofremos influência, mas em nenhum outro lugar do mundo é tão necessário observar a maneira de exercer influência, como dentro de casa, junto com nossa família, junto a nossos filhos. Crianças são pessoas em formação e os pais seus modelos e ao crescerem, os filhos serão o resultado da influência que receberem dos pais.

As palavras são importantes e poderosas para influenciar, mas o discurso dos pais ganha valor quando acompanhado do exemplo no proceder diário. A coerência do discurso se dá com a união palavra-atitude, porque crianças não aprendem com o que os pais dizem e sim com o que os pais fazem, porque é o que eles fazem que confirma o valor do que dizem.

Todos podemos escolher e decidir fazer positiva a nossa influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário