sexta-feira, 10 de julho de 2009

Reflexão e mudança



Reflexão e mudança

A vida é dinamismo, é movimento que leva a uma variedade de transformações de toda ordem, que ocorrem a todo momento, com apenas um objetivo: renovação. Viver é deparar-se com mudanças, ninguém é hoje o que foi ontem, nem será amanhã o que é hoje. O que distingue os humanos dos outros seres é que humanos são seres racionais, espirituais e emocionais.

Queremos estabilidade e que tudo permaneça como é, como conhecemos, pois isso nos tranqüiliza, já que tendemos a ter a ilusão de que o conhecido está sob controle, por isso, quando a vida surpreende muitos se desestabilizam emocionalmente. A vida é cíclica nascemos, crescemos, nos tornamos adultos, envelhecemos e morremos, mas como a vida surpreende, nem todos que nascem se tornam adultos, morrem antes, outros crescem, mas não se tornam adultos. Somos adultos quando nos conhecemos, e nos aceitamos apesar dos nossos defeitos que teimam em contrastar com nossas virtudes.

O pensamento da criança é mágico, fantasioso e muita gente crescida pensa de forma mágica. Pensar de forma mágica é pensar sem refletir, sem levar em conta os sentimentos das outras pessoas. O outro é diferente de nós, que tem desejos, vontades, anseios, projetos de vida, diferentes dos nossos. Pessoas passam a vida achando que sabem o que é melhor para os outros. Há cônjuges que acham que sabem o que é melhor para o outro cônjuge, pais que pensam que sabem o que é melhor para os filhos, até mesmo depois dos filhos estarem casados e morando em outro lugar. Como saber o que melhor para os outros quando muitas vezes sequer sabemos direito o que é melhor para nós?

Antes de achar que sabemos o que é melhor para os outros devemos refletir sobre nós mesmos, porque de fato, quando estamos ocupados em determinar a vida de outra pessoa, é porque existe algo em nossa própria vida nos incomodando e evitamos pensar, algo a ser mexido, trabalhado, até podermos nos encarar frente a frente, renovados, transformados, produtivos, e não estagnados, iludidos com a idéia de dirigir a vida dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário