quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Jesus, a Razão do Natal

Tempo de festas, de confraternização, de banir as diferenças, hora de ser feliz, de dar e receber carinho. Há uma enorme demanda de afetos concentrada no Natal.

Natal rima com companheirismo, sorriso, alegria e principalmente tolerância.

O natal gera uma curiosa metamorfose em nossas almas, passa a predominar a solicitude, nos tornamos prestativos, compreensivos, tolerantes, pois não queremos estragar o momento.

Não seria bom fingirmos que todo dia é natal? Então poderíamos ser tolerantes o ano todo: brigaríamos menos, sofreríamos menos, adoeceríamos menos, pois permissivos consentiríamos e aceitaríamos os diferentes modos de ser, pensar e sentir das pessoas com quem convivemos.

Sabemos que Natal não é só festas, nele há também muita solidão, depressão, angústia e dor de quem não soube se doar, perdoar, tolerar o outro e que por isso mesmo, baniu, sem querer, para longe de si quem lhe era caro.

Mas Natal é também tempo de voltarmos atrás, de nos humilharmos, pedirmos perdão e perdoarmos, porque orgulho só rima mesmo com solidão. Podemos dar importância ao que realmente importa e viver, sorrir, doar um pouco de nós.

VIVER, plenamente, em honra daqueles que lutam pela vida numa cama de hospital, impossibilitados de festejar, em casa, o natal.

SORRIR, de verdade, em honra daqueles que tiveram o sorriso roubado pela fatalidade da vida e a quem só restam lágrimas para regar o natal.

DOAR, o melhor de nós, em honra do Criador que doou Jesus, Seu Filho, O Salvador, o Messias festejado, o Rei nascido.

Natal é momento de aprendermos com o Mestre a sermos tolerantes. Ele, a perfeição, amou os imperfeitos; justo, suportou com paciência a injustiça; Santo, compartilhou sua santidade com pecadores, prostitutas, ladrões. Não os acusou, discriminou ou rejeitou. Simplesmente amou e compreendeu suas impossibilidades e fraquezas.

Doou-se por eles, por nós, por todos. Para isso nasceu Jesus, a razão do Natal.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Is. 53. 5 (NVI)

7 comentários:

  1. Concordo meu nome e ana paula e adoro o natal feliz natal pra vc

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão! Jesus é a razão do Natal, que possamos viver o significado verdadeiro do Natal, permia que o Senhor nasça em seu coração e doe a sua vida, melhor presente que Ele irá receber.

    ResponderExcluir
  3. adorei pois e tudo que gostaria de receber das pessoas . bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu texto, parabéns... certamente os que se dizem "sábios", tentaram criticar e expor seus "conhecimentos" quanto a uma possível origem capitalista do natal ou a veracidade da data do nascimento de Cristo, mas não entre em debate com eles. Como seu maravilhoso texto diz: é momento de tolerar...
    "Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens." (Rm 12.16-18)

    ResponderExcluir
  5. Natal é uma data pagã tirada a força dos povos antigos para ser inserido no contexto biblico, Natal é uma data solar, responde ao solsticio de inverno no hemisfério norte e solsticio de verão no hemisfério sul, amor, compreensão e tolerancia não tem que se ter somente no Natal e sim em todos os momentos de nossa vida, eu passo isso para os meus filhos, natal hoje é o simples uso religioso para o comercio e nada mais......, o comercio agradece

    ResponderExcluir
  6. Feliz é ter Jesus no coração... puro amor!!!!..Agradeço a Deus pela existência de voces... bjos da inês

    ResponderExcluir